quarta-feira, março 12, 2008

Hot Dog! Jumping Frog! Albuquerque!


Every Rose has its thorn. Every night has its dawn. Todos os cães merecem o céu. Todos os amantes têm os seus fetiches. Musicalmente falando. Também. Um deles, dos meus, são os one-hit-wonders. Artistas de origem duvidosa ou não, letras sem qualquer interesse ou talvez, melodias artesanais e simplórias ou talvez nem uma coisa nem outra, tudo juntinho e bem misturadinho para gozo máximo do ouvinte, cortesia dessa grande invenção enquanto conceito publicitário da música popular: o single. Algo que talvez deixe de existir brevemente, a era digital assim o obriga. Mas houve um período em que os singles contavam. O mundo não era melhor do que é hoje, mas a rádio definitivamente soava bem melhor.O conceito de one-hit wonder, tal como definido, existe desde esses tempos milagrosos em que o single era o veículo da música popular. Talvez mesmo de antes, até. Mas penso que só faz sentido falar de one-hit wonders como hoje é instituído, a partir do advento da MTV, em que a dicotomia Sound+Vision passou a nivelar os objectivos artísticos/comerciais dos ensembles pop. Aliás, para muitos de nós, não-velhos mas cada vez mais assim-não-tão-novos, é exactamente a combinação "música-tola/video-idiota" que nos deu alguns dos momentos mais memoráveis na evolução da nossa percepção auditiva no que ao bom "néctar-dos-deuses-do-som" diz respeito.


Breeders - Cannonball

As Breeders foram criadas pela baixista dos Pixies. Tiveram um êxito massivo no início dos anos 90 com este som, aparentemente sobre nada. Se alguém souber, diga, mas eu nunca percebi o que dizem no refrão. Ah, e nunca mais ninguém ouviu falar das Breeders...

Cornershop - Brimful of Asha

Uma música aparentemente banal, que foi remisturada pelo Fatboy Slim, tornou-se relevante de repente e chegou a nº 1 nas tabelas de singles do UK no final dos anos 90.

Prefab Sprout - King of Rock'n'Roll

Uma banda, dizem por aí, muito subestimada, atingiu o auge em termos comerciais com este som que pretende fazer pouco dos one-hit-wonders. Ironias do destino... Procurem aqui o refrão mais meaningless e viciante de sempre.

Supergrass - Alright

We are young, We are free. Puro e duro.

L7 - Pretend We're Dead

Banda de lésbicas "rockers", que entre brincar com massajadores faciais e "heavy-metal", também fazia coisas bonitas.

Dexy's Midnight Runners - Come On Eileen

Outro êxito massivo, outro desaparecimento súbito, dizem, devido à loucura do frontman, homossexual de armário e incapaz de produzir outro êxito.

Poison - Every Rose has its thorn

Uma das minhas baladas preferidas (sério!...), mais conhecida por ser a música do casamento do Otto, o condutor do autocarro da escola dos Simpsons, tocada por uma banda mais conhecida pelos penteados que pela música, escrita por um tipo mais conhecido por ter feito uma sex-tape com a Pamela Anderson.

Musical Youth - Pass the Dutchie

Uma música polémica, sobre fumar à "marroquina" (calão "Margem Sul Exclusive" :) ).

Journey - Don't Stop Believing

Na América, dizem que, num bar de karaoke qualquer com um "artista" a "performar", há entre 20 a 30% de probabilidades de a canção escolhida ter sido esta. Números exagerados, dirão. Desafio-vos a provarem o contrário.

Categoria Especial:
Milli Vanilli - Girl you know it's true

Os Milli Vanilli tornaram-se popstars instantâneas com esta música. Isto, claro, até alguém descobrir que não eram eles que cantavam. Discos foram queimados, cantores entraram em depressão e suicidaram-se, por esta ordem.

Rick Astley - Never Gonna Give you up

O penteado. O tom de pele "bife". A dança. Meu Deus, a dança! Os mesmos produtores que fabricaram a Kylie Minogue foram responsáveis por este freak-show dicotómico "sound&vision" (palavra do dia: dicotómico), completado pelo "bartender" ressacado e pela "back-up dancer" que claramente não estudou a coreografia em casa. Proporcionou um dos grandes momentos do "Family Guy".



O Olimpo: The one-hit-wonder to end all one-hit-wonders



Pah, concordaremos que nem todos são "greatest-gigs-in-the-sky", mas alguém tem que falar também dos que cortam a meta em último. A música também é dos "Losers".

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1 Comments:

Blogger Unknown said...

bolas, tu foste ao baú da adolescência perdida :D


parabéns, bom post

4:48 p.m., março 14, 2008  

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