quarta-feira, outubro 17, 2007

Pérolas negras - Atomic Rooster

Os Atomic Rooster foram mais uma banda britânica nascida nos finais dos anos 60 que podemos enquadrar no movimento de (hard) rock progressivo. Pouca gente os conhece... Tiveram uma história atribulada, entravam e saiam membros da banda, mudaram sucessivamente o estilo de som mas nunca chegaram aos tops a não ser com o 2º album de 1970 entitulado "Death walks behind you" (e também o 3º, intitulado "In hearing of"). "Death Walks Behind You" é uma verdadeira pérola negra que conta com o single "Tomorow night" que conseguiu esquivar as mainstreams e ser nº12 no top de singles de Junho de 1971 do UK. Faça-se justiça no rock e vamos falar um pouco sobre estes gajos:

1969 (ano do galo do calendário chinês), Vincent Crane (teclista) e Carl Palmer (baterista) abandonam os "The Crazy World of Arthur Brown" e decidem formam os "Atomic Rooster" aos quais se junta Nick Graham no baixo, voz e flauta. Finais de 1969 gravam o seu 1º album, auto-intitulado, que conta com o single "Friday Night 13th". Esta estranha formação (rock sem guitarra??) pouco durou. Entrou para a guitarra John Cann e pouco depois Nick Graham saiu da banda, deixando as vocais para John. Quando "Death Walks Behind You" foi gravado em Setembro de 1970 contavam então com um teclista (Vincent Crane, que também exercia a função de baixo no seu potente Hamond) um baterista de 18 anos (Palmer saiu para se juntar aos "Emerson Lake and Palmer", grande banda, e entrou para o seu lugar Paul Hamond. 18 anos... barely legal, hehe) e um guitarrista vocailsta (John Cahnn). Estranha formação não? Mas funcionou e resultou num album fantástico!

A banda ainda voltou aos tops com "Devil's answer" no 3º album "In Hearing Of" (ao qual ja falta a agressividade do anterior), mas pouco depois toda a banda se separou e apenas Vincent procurou continuar os Rooster, registando sucessivos fracassos.

Vincent e Paul ainda voltaram a falar de renascer os Rooster para os 90, mas tanto Vincent como Paul morreram de overdose em 1989 e 1992 (Rest in Peace).

Podem não ter ido longe, mas tiveram o seu momento de glória. "Death Walks Behind You", um GreatestGigInTheSky pela agressividade que mostrou, sobresaiu na altura. Portanto, se gostam de rock ou de metal, tomem posse deste album por meios legais (ou não) e digam o que pensam.

Atomic Rooster - Death Walks Behing You (1970):


1 - Death Walks Behind You
2 - Vug
3 - Tomorrow Night
4 - Seven Lonely Streets
5 - Sleeping For Years
6 - I Can't Take No More
7 - Nobody Else
8 - Gershatser



"Friday Night 13th" - "Atomic Rooster", 1969:



"Tomorow Night" - "Death Walks Behinf You", 1970 (ignorem o clip foleiro e oiçam o som):



"Devil's Answer" - "In Hearing Of", 1971:




E para finalizar, "Nobody Else" - "Death Walks Behind You" (1970):





"My Whole World Is Falling Down.
My Whole World Is Fallen Down.
Couldn't See,You're Only Me.
Nobody Else To Blame.
My Whole World Is Gone Away.

Gone Away,Gone Away,Gone Away."

Da esquerda para a direita: John Cann, Vincent Crane e Paul Hamond.

Long live Vincent Crane's Atomic Rooster!