Black Sabbath - Paranoid & Master of Reality, Metal 'Slow Motion'
E assim começou o peso.Birmingham (Inglaterra), 1968, quatro jovens decidem formar uma banda com o nome Polka Tulk Blues Company. Entre esses jovens encontra-se uma figura que se iria tornar mediática (ainda mais) após a mudança de século (John Osbourne aka Ozzy) e mais três génios (Frank Anthony 'Tony' Iommi, Terence 'Geezer' Buttler e William 'Bill' Ward).
Rapidamente o quarteto seguiu por caminhos obscuros uma vez que Geezer Butler, fã de livros de magia negra, convenceu os elementos do grupo a chafurdar no oculto e começou mesmo por escrever uma música mais negra, "Geezer Butler wrote the song Black Sabbath after he was given an occult book in Latin and Butler had a vision of a black hooded figure standing at the foot of his bed and told Osbourne about the vision. (de VH1 Black Sabbath Documentary)". O nome da banda passou para Black Sabbath e o peso deu o primeiro ar da sua graça no mundo da música.
Apresento hoje dois álbuns porque tem de ser... Merecem ser tocados um seguido do outro, alto e em bom som, de punhos erguidos e partindo o pescoço no ar.
Paranoid foi o segundo álbum da banda e foi lançado em 1971 vendendo mais de 4 milhões de cópias, ficando deste modo para a história como o álbum mais influente para os fãs de Heavy Metal, especialmente por causa da música Iron Man que mesmo sem ser tocada na rádio e quase sem divulgação nenhuma conseguiu entrar e perdurar nos ouvidos de headbangers. Riffs monstruosos, obsessivamente negro, aventurando-se pelo sobrenatural/sci-fi, falando de traumas do dia-a-dia, guerra, morte, aniquilação nuclear, halucinações com drogas, doenças mentais e abuso de narcóticos, este álbum tem cabeça, tronco e membros apresentando-se fácil de ouvir e extremamente viciante. Que malha...
Muitos dizem que os Black Sabbath repetiram 'a fórmula' para o terceiro álbum, Master of Reality em 1971. Repetir acho que é o termo errado pois para mim eles aperfeiçoaram-na. Se para muitos Iron Man é uma música que inspirou centenas de músicos, então o que dizer de Into The Void? Master of Reality é para mim um álbum mais bem produzido que Paranoid, pois marca claramente a direcção tomada pela banda em termos de 'estilo' de música. Mais pesado que o anterior, menos Blues, menos Rock, mais Heavy Metal. Mais uma vez, que malha...Resumindo: querem headbangin'? querem abraçar 'o negro'? querem ouvir os primórdios do Metal? Então tomem posse deste álbum de maneiras legais ou ilegais!
Sem dúvida dois greatest gigs in the sky.
Paranoid, 1971
01 War Pigs
02 Paranoid
03 Planet Caravan
04 Iron Man
05 Electric Funeral
06 Hand Of Doom
07 Rat Salad
08 Fairies Wear Boots
Master Of Reality, 1971
01 Sweat Leaf
02 After Forever
03 Embryo
04 Children Of The Grave
05 Orchid
06 Lord Of This World
07 Solitude
08 Into The Void
Alguns vídeos:
Paranoid
Iron Man
Into The Void
Planet Caravan (cover de Pantera, tinha de incluir isto porque é uma das minhas músicas favoritas e na altura não havia video clips ;) )


1 Comments:
Fdx, diz lá que aquela ultima musica do Rated R dos Queens n é o mais puro Sabbath?
Enviar um comentário
<< Home